02 maio 2024

Primeiro dia da 1ª Rio das Ostras Artes Manuais movimenta o Parque da Cidade em Rio das Ostras


*Projeto social é uma parceria entre a Caçula Artesanato e a Prefeitura do Município de Rio das Ostras, para capacitar a população da cidade na produção de artigos de artesanato.

Teve início hoje (10 de fevereiro de 2012), no Parque da Cidade Manoel Pedro Freire, a 1ª Rio das Ostras Artes Manuais, um projeto da Secretaria do Bem-Estar Social em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio das Ostras, com a Caçula Artesanato e algumas das principais indústrias dos setores de tinta e aviamentos: Linhas Círculo, Pincéis Tigre, Filiperson, Tintas Saucer, Tintas Glitter, Litocart, Progresso, Acrilex, Marbor e Amazonas. Durante a feira, todo o material utilizado pelos participantes (moradores de Rio das Ostras e região) na confecção de cerca de 3.000 peças de artesanato será disponibilizado pelas empresas.

A abertura do evento contou com a participação do prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Carvalho Balthazar, da secretária do Bem-Estar Social, Márcia de Souza Almeida, e da coordenadora do Espaço Solidário do Artesão de Rio das Ostras, Margareth Azevedo. Em seu discurso, o prefeito afirmou querer transformar Rio das Ostras em uma cidade turística, tendo o artesanato como parte fundamental para os planos da cidade. Para ele, “a importância de um evento como esse é, justamente, a oportunidade de ter empresas altamente gabaritadas qualificando e capacitando os artesãos de Rio das Ostras e artesãos de cidades próximas”. “O meu desejo hoje é que, apesar de termos os royalts como uma parcela muito forte da nossa economia, Rio das Ostras se desassocie dos royalts e que nós tenhamos, no futuro, a indústria do turismo em nossa cidade, preservando nossas praias e lagoas, e qualificando o nosso povo, para que esse pedacinho do Brasil, que está dando certo, continue a crescer promovendo qualidade de vida”, afirmou ele.

Márcia de Souza Almeida, que conheceu o projeto Rio Artes Manuais, o qual já está em sua sexta edição e serviu de modelo para a feira de Rio das Ostras, conta que “queria fazer algo parecido, mas que nunca imaginou poder contar com o apoio de todas essas empresas e, principalmente, os mesmos professores e forma de trabalhar” da versão carioca do evento. “Esse é o nosso trabalho de inclusão produtiva dentro da Secretaria do Bem-Estar Social. Esse projeto é importantíssimo, porque dele participam mulheres que precisam desse trabalho para gerar a sua renda ou complementar a sua renda”, afirma ela. A secretária anunciou, durante o início do evento, que há um projeto bastante adiantado para a abertura de microcrédito para artesãos que queiram iniciar seu próprio negócio. Já a artesã Margareth Azevedo, que coordena o Espaço Solidário há cinco anos, disse se sentir honrada em estar na abertura do evento. “Deixei de ser dona de casa para me dedicar ao artesanato”, contou emocionada.

No primeiro dia da feira, os alunos aprenderam a fazer pinturas em tecido, dobraduras, decoupagem no MDF, espuma expansível em caixa de madeira, porta niqueleira e etc. Gerlane e Josi, instrutoras do estande da Círculo, empresa especializada na confecção de artigos de moda e casa com técnicas de crochê, afirmam ser possível produzir os mais variados acessórios com as linhas de lã. No estande da marca, estavam expostos tapetes, colares, chinelos, bolsas, artigos de Páscoa, cachecóis e a pulseira de Macramê que, segundo elas, é um sucesso entre as mulheres. Para Gerlane, “o crochê é uma técnica de fácil aprendizado e que possibilita a geração de renda durante todo o ano, já que é possível produzir artigos de verão, de inverno e criar presentes para datas comemorativas”.

Durante a feira, que acontece até domingo (12 de fevereiro), onze áreas abrigam, cada uma, três oficinas de artesanato por dia, com capacidade para 30 alunos cada. Os participantes serão instruídos pelos mesmos profissionais que participarão da 6ª Rio Artes Manuais, que acontece, no Rio de Janeiro, em março. Todas as peças produzidas serão entregues aos alunos gratuitamente, com um certificado de participação.No local há, ainda, um estande do Espaço Solidário do Artesão, no qual peças produzidas pelos artesãos da região poderão ser compradas pelos visitantes.

A 1ª Rio das Ostras Artes Manuais faz parte do programa de Difusão do artesanato no Interior do Estado do Rio de Janeiro, idealizado pela Caçula Artesanato. As oficinas ficarão abertas de 10h às 17h, entre os dias 10 e 12 de fevereiro, no Parque da Cidade Manoel Pedro Freire, no bairro Nova Cidade, Em Rio das Ostras, Rio de Janeiro.

Rio Artes

Deixe um comentário