03 maio 2024

Pintores cadeirantes pintam com a boca e os pés na maior feira de artesanato do Rio de Janeiro

Foto: Divulgação/Primeira Linha

Eles são uma verdadeira lição de superação e inspiração para o público que tem passado pela 6ª Rio Artes Manuais, maior feira de artesanato do estado do Rio de Janeiro, que acontece até domingo na Cidade Nova, no Centro de Convenções SulAmérica. Um grupo de quatro pintores tetraplégicos, integrantes da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, tem criado e pintado seus quadros durante a feira, atraindo a atenção das milhares de pessoas que visitam os estandes para fazer e aprender técnicas artesanais.
Entre os pintores, estão Fernando Reis (no foto, pintando com os pés), 65 anos de idade, e mais antigo membro da Associação no Brasil, com 46 anos de atividade artística. E Marcelo Cunha, que perdeu os movimentos dos membros após mergulhar em uma cachoeira, e hoje vive da pintura e venda de seus próprios quadros. “Sou muito sonhador e conquistador e hoje sei o quanto a vida é falível e o tempo é valioso para nossas conquistas”, afirma Marcelo, que está preparando um livro com pinturas e textos históricos de doze pontos turísticos do Rio de Janeiro, além da narrativa de como um cadeirante chega nesses lugares usando o transporte coletivo.
A 6ª Rio Artes Manuais é a maior feira de capacitação em artesanato do estado. Em uma área de 5 mil metros quadrados, mais de 30 estandes das principais indústrias do setor de artesanato oferecem 250 oficinas gratuitas aos participantes, num total de mais de 15 mil aulas em cinco dias de evento. A Rio Artes Manuais começou na quarta e vai até domingo, no Centro de Convenções SulAmérica, das 10h às 18h. A entrada custa R$ 10 (com meia entrada para idosos, estudantes e portadores de necessidades especiais) e dá direito a quantos cursos o visitante quiser fazer. Detalhe: o material do curso é gratuito e o aluno ainda leva a peça produzida para casa.

Rio Artes

Comment List

  • BERENICE 25 de março, 2012

    OLÁ, NÃO GOSTEI DA ORGANIZAÇÃO DA FEIRA, POIS TINHAMOS QUE FICAR DUAS HORAS ANTES NA FILA PRA CONSEGUIR FAZER O CURSO E ERA DIVULGADO O HORARIO E NÃO A TECNICA EU E MINHAS COLEGAS FICAMOS DECEPCIONADAS DIZIAM QUE A NO OUTRO LUGAR ERA MELHOR NA QUINTA FEIRA TEVE ATÉ BRIGA E AS IDOSAS ERA A Q MAIS SOFRIAM.

    Reply
    • admin 26 de março, 2012

      Que pena, Berenice. Muito obrigado pela crítica. Vamos repassá-la à nossa equipe para que possam providenciar melhorias. Beijos!

      Reply

Deixe um comentário