04 Abr 2025

Caçula patrocina concurso de artesanato

No dia 11 de julho foi lançado, na ALERJ, o Primeiro Concurso de Bordados do Estado do Rio de Janeiro. A exposição aconteceu até o dia 20 de agosto no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, reunindo peças de artesãos de oito regiões do estado.

Participaram do concurso 185 profissionais de 51 municípios. O evento foi promovido pelo Programa de Artesanato do Estado, sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), e teve o patrocínio da Caçula, Rede Design e AgeRio, e apoio do Inceden, Prepara Online, ALERJ e outras instituições.

concurso-foto-01

À esquerda, Augusto Cardoso, superintendente do Programa, Ricardo Medina, diretor do Inceden, Dulce Ângela Procópio, subsecretária de Comércio e Serviços e Roberto Santos, gerente de Marketing da Caçula, compareceram à abertura do Primeiro Concurso de Bordados.

Inauguraram a exposição o vice-governador, Luiz Fernando de Souza, o Pezão, e o secretário de estado, Julio Bueno. Também prestigiaram o evento a subsecretária de Comércio e Serviços, Dulce ngela Procópio, e a secretária de estado de Trabalho e Renda, Roseli Ramos Duarte.

O concurso

Até o dia 20 de agosto, o concurso ficou aberto ao voto popular no site www.programadeartesanato.rj.gov.br. Os 30 trabalhos mais votados foram avaliados por uma comissão técnica, que decidiu os três vencedores.

concurso-foto-02

Barçante é um dos 185 artesãos que participam do Primeiro Concurso de Bordados. A bolsa (peça maior, no alto) foi inspirada nas paisagens do Rio de Janeiro.

O primeiro lugar ficou com a artesã Eponina Sanches de Almeida, de Porciúncula, no norte do Rio de Janeiro. Para ela, vencer o concurso representou o reconhecimento de seu trabalho. “Estou muito feliz. Concorri com um bordado ecologicamente correto, usando retalhos. Faço esse trabalho há mais de 20 anos”, contou a artesã, em entrevista ao G1. Eponina ganhou o prêmio de 5 mil reais.

concurso-1-lugar

“Tentei unir a história das pessoas e a história da minha cidade no trabalho e deu super certo”, contou a artesã ao portal.

O segundo lugar ficou com a artesã Rita de Cássia dos Santos, de Campos dos Goytacazes, norte do Rio de Janeiro, que receberá 3 mil reais. E o terceiro lugar foi para Doralice Ferraz Firme, do Rio de Janeiro, que ganhará 2 mil reais.

A premiação será realizada no dia 27 de setembro, na Fecomércio-RJ. A Caçula, em parceria com as linhas Círculo e Coats Corrente, presenteará os 30 finalistas com brindes, e cada vencedor ganhará uma cesta completa com produtos Círculo e Coats Corrente.

Dentre as peças apresentadas está o trabalho do artista plástico Cocco Barçante, de Petrópolis. Barçante levou para o concurso uma bolsa de viagem inspirada na diversidade cultural do Rio de Janeiro. A peça teve a colaboração de uma bordadeira da região.

Barçante é um dos 185 artesãos que participam do Primeiro Concurso de Bordados. A bolsa (peça maior, no alto) foi inspirada nas paisagens do Rio de Janeiro.

Segundo o secretário de estado, Julio Bueno, o artesanato é a atividade que gera renda para muitas mulheres, além de ser um trabalho artístico e cultural que o estado apoia. É o caso de Doralice Ferraz, artesã do Rio de Janeiro, que complementa o orçamento doméstico criando almofadas e outras peças decorativas.

Ela trouxe para a exposição uma almofada de linho bordada em alto relevo, simbolizando as belezas naturais da cidade. “Este é um evento importante, pois mostramos que, com um pedaço de pano, podemos fazer peças bonitas e criativas”, diz.

concurso-foto-03

Doralice exibe a peça que levou para o concurso: “este é o incentivo que precisávamos”, contou.

O Concurso de Bordados é visto pelos artesãos como a oportunidade de tornar conhecido o trabalho artesanal. As peças agradaram bastante ao público. “A riqueza dos detalhes dos bordados impressiona,” diz a visitante Maria Aparecida da Cunha.

concurso-foto-04

Escolha difícil: Maria Aparecida analisa as peças antes de decidir qual bordado merece seu voto. A votação segue até o dia 20 de agosto, inclusive na internet.

Deixe um comentário